Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS 10 - maçonaria - citações


MAÇONARIA E A IGREJA MÓRMON - CITAÇÕES



PARTE DE UMA CARTA DE HEBER C. KIMBALL, QUE CITA A AFIRMAÇÃO DE JOSEPH SMITH DE QUE A MAÇONARIA FOI DERIVADA DO SACERDÓCIO


"O irmão Joseph sente-se bem como nunca o vi antes. Uma razão é que ele ingressou em um pequeno grupo onde ele se sente seguro. E não é a todos que ele pode abrir seu coração e sentir-se seguro. Queria que você estivesse aqui e ouvisse e sentisse por si mesmo. Recebemos algumas coisas preciosas do Profeta sobre o sacerdócio que faria sua alma regozijar. Não posso dá-las a você no papel porque não são para serem escritas. Portanto, você deve vir e obtê-las por si próprio. Organizamos uma loja de Maçons aqui assim que obtivemos uma Carta. Isso foi em março e desde então quase duzentos foram feitos maçons. Os irmãos Joseph e Sidney foram os primeiros a serem recebidos na Loja. Todos os outros Doze tornaram-se membros, exceto Orson Pratt, ele reluta. Mas, ele vai se acordar em breve, há uma semelhança com o sacerdócio na Maçonaria. O irmão Joseph diz que a Maçonaria foi tomada do sacerdócio mas se tornou degenerada, mas, muitas coisas estão perfeitas."
Heber C. Kimball para Parley P. Pratt,17 de junho(de1 842, Church Archives. Citado por David John Buerger em The Mysteries of Godliness: a History of Mormon Temple Worship, p. 40)

ANOTAÇÕES DE BENJAMIN F. JOHNSON ONDE CITA O PROFETA JOSEPH SMITH FALANDO SOBRE MAÇONARIA


“Ele disse-me que a Franco Maçonaria, no presente, era as investiduras apóstatas, assim como a religião sectária era a religião apóstata.”
Benjamin F. Johnson, My Life's Review, p. 96

DECLARAÇÃO SOBRE O PROFETA JOSEPH SMITH E A MAÇONARIA, FEITA POR FRANKLIN D. RICHARDS, EM 4 DE ABRIL DE 1899


"Joseph, o Profeta, estava ciente de que havia coisas sobre a Maçonaria que vieram do princípio e ele desejava saber o que eram; daí a loja. Os maçons admitiram que algumas chaves concernentes à Maçonaria estavam perdidas. Joseph inquiriu o Senhor com respeito ao assunto e Ele revelou ao Profeta a verdadeira Maçonaria, como a temos em nossos templos. Devido a esse conhecimento superior que Joseph havia recebido, os maçons ficaram invejosos e fecharam a Loja Maçônica [de Nauvoo]."
Journal of Rudger Clawson, 1899

PARTE DE DISCURSO DE HEBER C. KIMBALL EM UMA CONFERÊNCIA ESPECIAL, EM 9 DE NOVEMBRO DE 1858.


"Nós temos a verdadeira Maçonaria. A Maçonaria de hoje é originária da apostasia que ocorreu nos dias de Salomão e Davi. Eles têm uma e outra coisa correta, mas nós temos a coisa verdadeira."
(Heber C. Kimball, Manuscript History of Brigham Young, unpublished, November 13, 1858, LDS Church Archives. Citado por Stanley B. Kimball, Heber C. Kimball: Mormon Patriarch and Pioneer)

REGISTRO NO DIÁRIO DE JOSEPH FIELDING SMITH (SÊNIOR)


"Muitos filiaram-se à instituição maçônica. Isto parece ter sido um degrau ou preparação para algo mais, a verdadeira origem da Maçonaria. Isto também vi e me regozijo."
Joseph Fielding, Diary (1843-1846), Church Archives, citado em "`They Might Have Known He Was Not a Fallen Prophet' – The Nauvoo Journal of Joseph Fielding", editado por Andrew F. Ehat. BYU Studies 19 -Winter 1979

ANOTAÇÕES FEITA PELO PROFETA JOSEPH SMITH EM SEU DIÁRIO


"Terça-feira, 15 – Oficiei como capelão na instalação da Loja de Maçons Livres de Nauvoo, no Bosque próximo ao Templo. O Grão Mestre Jonas, de Columbus fez-se presente, e um grande número de pessoas reuni-se na ocasião. O dia foi muito bom; todas as coisas foram feitas em ordem, e a satisfação universal foi expressa. Ao anoitecer recebi o primeiro grau na Franco Maçonaria na Loja de Nauvoo, que se reuniu em meu escritório geral (...)
"Quarta-feira, 16 de março – Estive na Loja Maçônica e cheguei ao grau sublime."
Joseph Smith. Diary. History of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Vol. 4, Ch. 32

CITAÇÃO EM UM DISCURSO DOMINICAL EM NAUVOO, FEITA PELO PROFETA JOSEPH SMITH EM 15 DE OUTUBRO DE 1843


"O segredo da Maçonaria é manter um segredo."
Joseph Smith, History of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Vol. 6, Ch. 59

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG REFERINDO-SE A LENDA MAÇÔNICA DE HIRAM ABIFF


"É verdade que Salomão construiu um templo com o propósito de dar investiduras, mas disso podemos aprender com a história da época que eles, se deram alguma, deram muito poucas investiduras, e um dos sumo sacerdotes foi assassinado por homens iníquos e corruptos, que já haviam iniciado a apostatar, porque ele não revelaria aquelas coisas pertencentes ao Sacerdócio que eram proibidas a ele revelar até ele ir ao local apropriado."
Brigham Young. Discourses of Brigham Young. Temples and Salvation for the Dead, p. 393

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG REFERINDO-SE A MAÇONARIA E A IGREJA


“Quando o Mormonismo me foi apresentado, eu ainda não havia visto uma seita de religiosos cujas doutrinas, do início ao fim, parecessem a mim com a maçonaria, é como um homem que tinha em uma caixa, e que a exibia por uma certa quantia. Ele abria a caixa principal da qual tirava outra caixa; então, abria esta e tirava de lá outra, então outra e mais outra, e continuava a tirar uma caixa de dentro da outra até chegar a um pedaço muito pequeno de madeira; ele então dizia aos espectadores, ‘Isto, senhoras e senhores, é a franco maçonaria".
Brigham Young, Journal of Discourses, Vol. II, April 17, 1853

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG SOBRE A PROIBIÇÃO IMPOSTA AOS MÓRMONS PELOS MAÇONS, DE SE FILIAREM A LOJAS MAÇÔNICAS EM UTAH POR CAUSA DO CASAMENTO PLURAL


“Há uma outra classe de indivíduos a quem eu me referirei brevemente. Devemos chamá-los de cristãos? Eram cristãos originalmente. Nós não podemos ser admitidos em suas sociedades, em seus lugares de reunião em certos momentos, e em determinadas ocasiões, porque estão receosos pela poligamia. Eu vou lhes dar seu título para que vocês possam saber de quem eu estou falando: refiro-me aos franco maçons. Eles recusaram a filiação de nossos irmãos em suas lojas porque estes eram poligamistas . Quem foi o fundador da franco maçonaria? Eles apontam para Salomão, e param lá. Este foi o rei que estabeleceu esta elevada e sagrada ordem. Mas, ele era um poligamista, ou não era? Se ele acreditava em monogamia, ele não a praticou, porque teve setecentas esposas, e isso é mais do que eu tenho; e teve trezentas concubinas, enquanto eu não tenho nenhuma, que eu saiba.”
Brigham Young, Journal of Discourses, Vol. XI, February 10, 1867

PARTE DE DISCURSO DO ÉLDER MARVIN J. BALLARD


"O que é Maçonaria? Um fragmento da antiga verdade vinda talvez do templo de Salomão dos dias passados, mas senão como um fragmento, como o cristianismo é senão um fragmento do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Era apenas para ser possuída e usufruída por aqueles que possuem o santo sacerdócio. O profeta Elias revelou essas verdades: ele as possuía antigamente e as deu em sua perfeição e simplicidade e pureza ao Profeta Joseph Smith.
Elder Marvin J. Ballard General Conference Reports, October 1913, p. 124 

 IR PARA SUMÁRIO 

16 comentários:

  1. Alguém que tem seus conceitos formados previamnente, não me parece ser alguém aberto ao dialogo franco. Insista em seu projeto inconoclasta, com certeza obterá algum sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Cesóstre

    Não ataco crenças, apenas exponho o que é a igreja mórmon. E com discursos dos teus profetas, inclusive mostrando os jornais onde os assuntos foram abordados.

    Agora, pelo fato de você ser um mórmon-maçon, aponte aqui um discursos que esteja errado e eu o corrigirei.

    E o que você pensa sobre mim não interessa.

    O que interessa é, no caso, toda a extema semelhança que eu mostro aqui entre a igreja SUD e a maçonaria.

    A verdade está exposta, e a verdade NUNCA é desrespeitosa. A nào ser que você concorde com os profetas mórmons, que acreditam na pérola

    "ALGUMAS VERDADES NÃO SÃO MUITO ÚTEIS". (veja mais aqui:http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/igreja-sud-7-mentindo-em-nome-de-deus.html

    ResponderExcluir
  3. Aliás, você notou que todas as citações eu tirei do seu blog, que está referido no início do post?

    Qual a sua indignação?

    Juro que não entendo a mente desses mórmons!

    ResponderExcluir
  4. Acho que se você investigadora nãoa credita é uma pena, mas isso não te dá o direito de atacar a crença das pessoas. Sou membro da igreja há 7 anos e nunca encontrei uma religião tão plena do espírito do Senhor como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Se você está aqui só para criticar e denegrir a nossa fé... é uma pena, mas nada vai mudar o fato de que ESSA É A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA NA FACE DA TERRA E DESAFIO VOCÊ A PROVAR QUALQUER COISA E A ACHAR QUALQUER FALAHA REAL QUE SEJA CONTRA O PAI ETERNO E SEUS ENSINAMENTOS!!!! FICA AQUI MEU RECADO QUEM SAIR POR ÚLTIMO APAGA A LUZ!

    ResponderExcluir
  5. Skynet

    Você deve viver em outro mundo!

    Estude este blog! Eu mostro PROVAS E MAIS PROVAS dos erros cabais da doutrina. Não vou colocá-las aqui porque teria que repetir todos os posts que já coloquei neste blog.

    Preguiça dá nisso, escrever sem ter o mínimo de conhecimento!

    E enquanto você ACHA, eu PROVO!

    Boa sorte na sua ilusão mórmon!

    ResponderExcluir
  6. Investigadora(?), não questiono o texto, pois é lógico que o reconheço como pesquisa minha. Questiono sim, teus objetivos e métodos. Pense nisto: "Se você não estar aberta às criticas não deveria publicar seus pensamentos, pois quando expomos publicamente o que pensamos corremos o risco de sermos criticados.
    Se precisar de algum outro texto meu, fique a vontade para utiliza-los.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Cesóstre

    Obrigada por disponibilizar seus textos. Tenho inclusive respondido a vários SUDs que entram aqui com agressões, por eu afirmar que JS foi maçom, com o link do seu blog.

    Não vejo sentido em repetir todo o trabalho que você tem tido ao elucidar de forma clara a realidade.

    E quando você se refere os meus objetivos e métodos: meu objetivo é apenas mostrar a verdadeira história e não a história fabricada pela igreja. O blog DIÁRIO HISTÓRIA SUD, do lado esquerdo desta página, contém também a verdade, com a única diferença que o autor em questão é membro da igreja.

    Meu método: apenas tradução. Não traduzo nada sensacionalista, apenas aquilo que leio e que me certifico ser real. Não traduzo mentiras, como reportagens que afirmam que os mórmons são polígamos (erro muito comum), que há rituais satânicos no templo, entre outros absurdos que lemos em sites feitos por pessoas desinformadas.

    E, ao contrário do que muitos SUDs pensam, este blog não é para eles. Não faço estas traduções para aqueles que tem sua fé na igreja (conforme está escrito em vermelho, na advertência). Não tenho pretensão de mudar a vida de ninguém, não quero acabar com o testemunho de ninguém, nada disso.

    Faço isso para aqueles que apenas desejam obter conhecimento - conhecimento este que não está disponível em português. Simples assim.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. A compilação de citações reproduzidas neste blog foram traduzidas por mim há alguns anos atrás e compartilhadas com amigos mórmons. O Cesóstre deve ter recebido alguma cópia sem meu nome, de forma que com o passar do tempo diz ser pesquisa sua. Digo isso pensando sinceramente nas lacunas que nossa memória deixa e como reconstruímos eventos passados.

    "Pesquisa", porém, é uma palavra que denota algum grau de esforço e reflexão para construir conhecimento. Diferente do que imaginam o Cesóstre e a Pesquisadora, copiar e colar não é exatamente pesquisa.

    Temos aqui os dois extremos tradicionais que marcam a maior parte das tentativas de se entender a história mórmon - a apologia e o ataque. Falar sobre como a maçonaria é maravilhosa (Cesóstre) ou tentar usar o preconceito tradicional católico (e o moderno preconceito evangélico) contra a maçonaria (Pesquisadora) não é nada que não tenha se feito antes.

    ResponderExcluir
  9. Antônio

    Eu utilizei o texto do Cesóstre por este estar já traduzido, e veja que está referenciado. Se ele os copiou de você e não colocou seu nome como referência, lamento mas infelizmente não posso fazer nada sobre isso.

    Caso deseje, dê-me o link de seu trabalho traduzido e eu o colocarei aqui.

    Quanto ao "ataque" à igreja com o preconceito contra a maçonaria, você está totalmente enganado!!!! Respeito a maçonaria, e estas citações aqui colocadas sãoa penas para provar a íntima relação que a igreja SUD teve com a maçonaria, e que seus membros hoje desconhecem ou negam terminantemente.

    Inclusive, se você conhecer os rituais do templo mórmon, verá uma série de semelhanças com a maçonaria, semelhanças estas não no contexto filosófico, mas apenas no simbológico. Esta é uma clara indicação que os sinais, toques e falas foram introduzidos no templo SUD por Smith, sem que ele ao menos tivesse conhecimento da profundidade do significado destes, E foi exatamente isso que causou sua expulsão da maçonaria.

    Portanto, antes de julgar apenas frases, leia todo o contexto, sem se precipitar. Veja só, fica contrangedor quando isso acontece....

    ResponderExcluir
  10. Sr. Antonio Trevisan Teixeira, somente por você falar sobre o mesmo assunto que eu, isto não o torna detentor de todos os direitos sobre o exposto. Eu pesquisei, e isto não quer dizer que você também não o tenha feito, após pesquisar digitei minhas conclusões. Penso que o amigo estar confuso, ou talvez pense ser detentor de uma verdade. Copiar e colar é algo desnecessário para mim, uma vez que as fontes estão a disponiveis a todos. Se queria minha atenção, você teve, mais penso que ser infantil e leviano não seja o caminho. Tenho desenvolvido um trabalho, neste trabalho não busco reconhecimento nem glória, apenas tento exclarecer a meus irmãos mórmons sobre um assunto que nos considero pertinente.
    Sua afirmação é ridicula e pretenciosa.

    ResponderExcluir
  11. Cesóstre,

    na minha afirmação "ridícula e pretensiosa", falei sobre copiar e colar em referência às citações postadas neste blog. Eu também me referia à maneira como muitos procedem na internet e criam suas "pesquisas".

    Boa parte do que chamamos de plágio não é movido por más intenções; tem a ver com a cultura escolar do Brasil, onde as crianças aprendem a copiar trechos de livros. Hoje isso ficou mais fácil ainda com a internet. Como frutos dessa mesma cultura, adultos fazem isso também.

    Eu traduzi essas citações para o português e elas vieram parar aqui. Obviamente não tenho o direito autoral sobre elas. Creio também que apesar das intenções em jogo neste blog, elas podem servir a pessoas que buscam conhecer a história e doutrina do mormonismo, que perceberão a beleza e profundidade do que está exposto nas citações de líderes passados.

    Veja que legal, Cesóstre: Deus age por caminhos misteriosos, de forma que cada um de nós pode ser um instrumento nas mãos dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Antônio

    Como é vã sua análise sobre "copiar e colar". Se o material já foi traduzid e se encaixa perfeitamente no assunto, eu o coloquei aqui com a devida referência de onde tirei, coisa que atualmente as pessoas não fazem. Não referenciar as fontes constitui-se de plágio.

    Mas caso o senhor acredite que nenhuma fonte nunca deva ser copiada, lute contra a Academia, pois as dissertações e teses tem seu embasamento teórico nas cópias e colas REFERENCIADAS.

    Obviamente este não é trabalho científico, por isso eximo-me de fazer conclusões. Se bem que, em algumas das traduções eu o faço.

    A pesquisa envolve muita leitura, seleção de textos que não sejam sensacionalistas, de textos que tenham referências e que estejam, assim embasados na verdadeira história. Isot eu tenho feito, e muito, mas esta parte não aparece no blog, apenas o resultado deste esforço. Isto é pesquisa, meu caro.

    Ainda, há traduções em que uso mais de 3 ou 4 fontes (que são todas referenciadas ao final dos textos. Caso o senhor não saiba, usar várias fontes e compor um texto que faça sentido, eliminando as partes que nem sempre são confiáveis ou apenas as opiniões dos autores é um tanto desgastante.

    Por isso, quando não encontrar no topo do texto "traduzido E ADAPTADO de" - indicando que todo o texto foi de uma única fonte, saberá que as fontes estão ao final do texto, e que a tradução é uma adaptação.

    Novamente, uma vergonha para o senhor que não se deu ao trabalho de estudar o que faço, e não tem idéia do que é pesquisar. Sua arrogância o levou às conclusões erradas e seu ego, por não ver seu nome citado em um texto, fez com que escrevesse de forma irracional.

    Lamentável!

    ResponderExcluir
  13. O que eu tinha a dizer sobre tudo isto, consta em minhas afirmações posteriores, considero desnecessário prolongar esta "discussão".
    Uma pena que o mano insista em se apropriar de um assunto que tenha abordado... Aqui encerro minha participação nesta discussão, para mim, isto é o FIM.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Cesóstre

    Infelizmente, algumas pessoas se acham donas de determinados assuntos.

    Logicamente há o que precisamos respeitar, que são os DIREITOS AUTORAIS. Justamente por isso, para fazer as traduções de todos os sites que uso, pedi autorização aos autores. E ao usar páginas já traduzidas, como as suas, cito de onde as tirei.

    De resto, é apenas uma tentativa do Antônio, que é um dos colaboradores do site que venho citando neste blog, de ter um momento "anti-mórmon" justificado. Infelizmente ele não percebe que ambos os objetivos (meu e dele) são um - ESCREVER A VERDADE - apesar de divergirmos de nossas crenças.

    Realmente lamentável.

    Entretanto, esse comportamento não mudará minha indicação ao blog do Flauber, que mostra a verdade, assim como não deixarei de indicar seu site sobre maçonaria, que já possui um trabalho extenso de tradução.

    Novamente, independente de nossos pontos de vista sobre a igreja, a verdade deve prevalecer sempre.

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Prezados,

    O Antonio esta correto do ponto de vista legal. A ausencia de citação na forma prescrita pela lei recebe como punição a moção de plágio, bem como os registros deverão, até mesmo por força judicial, serem indicadas as fontes de forma correta e prescrita em lei (por ausencia de norma, hoje quem regula é a ABNT e o INMETRO)sob pena de multa, retirada da citação e outros, sem prejuízo das demais indenizações.

    Comungo com o mesmo no sentido de que é m problema congenito do sistema educacional, mas não ma - fé de ninguem.

    De mais a mais, sou um investigador jovem, mas nada tapado. Indico que a meus olhos a discussão se deve a forma esposta dos textos que mesmo com citação de fontem possuem um aspecto de "ataque" a determinadas coisas, como a Doutrina da Igreja.

    Eu mesmo já escrevi muito assim, a fim de se convencer alguem de determinados absurdos que muitas vezes não passavam de falacia. Mas tais argumentos eram argumentos profissionais e não academicos.

    Como sugestão a nobre investigadora, a quem reitero a admiração e coragem, aponto como "conselho" apenas que procure dar um aspecto mais academico com tom menos agressivo. Seja no título ou em qualquer texto. Isso demonstrará além da educação que sei que possuis, a urbanidade com o proximo e o propósito superior de mostrar e discutir o que não querem que seja discutido ou mostrado.

    Ao final e a título de informação, manifesto que antes mesmo de me tornar maçom, li o livro do cesóstre ao qual atribuo o devido valor, bem como as devidas ressalvas.

    Satisfeito.

    ResponderExcluir
  16. Prezado Jonathas

    O Antônio pode estar correto em relação ao texto de Cesóstre, mas não em relação à este blog. Eu referenciei o local onde encontrei as afirmações. Se o autor do texto não o fez, não cabe à mim saber ou fazer justiça de "quem traduziu" o texto.

    Hoje, a quantidade de informações é enorme, e verificar quem traduziu primeiro não é possível.

    Quanto à sua sugestão de referenciar as fontes de acordo com as normas da ABNT, cabe à um trabalho científico e acadêmico. Porém, quando iniciei este blog, nõa tinha idéia do tamanho que ele ficaria. Ainda, o objetivo não é fazer uma tese de doutorado, apenas informar o que não está disponível em português.

    Devido ao grande número de postagens, seria extremamente trabalhoso voltar e referenciar todas as citações de acordo com as normas. Prefiro dedicar meu tempo no árduo trabalho de tradução, pois ainda há muito o que ser feito.

    Quanto ao tom de ataque, creio que por você pertencer à esta igreja, vê os textos desta forma. Não é meu intuito atacar, mas questionar.

    Caso você leia alguns assuntos em outras páginas na internet, verá que muitos dos ataques são reais, infundados e com o objetivo de dar uma falsa idéia sobre a história e doutrina.

    Muitas vezes sou direta e pontual, mas muitas vezes obedeço acordos feitos. Por exemplo, todos os textos traduzidos de Sandra Tuner, com a permissão da mesma, não podem ser alterados. Certamente coloco que houve uma "adaptação" do texto, pois na tradução certas adaptações precisam e devem ser feitas. Mas sigo, dentro do possível, fielmente o texto original.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.