Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS - o significado do nome MÓRMON


VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA MÓRMON?

Muitos responderão que é o nome de uma igreja, e outros, com um pouco de conhecimento sobre essa "religião (cujo nome é Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou SUD) dirão:

"Era o nome de um local onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé, que vivia na terra de Leí-Néfi, próximo ao ano 146 a.C."

ou

"Mórmon é o nome do último profeta Nefita, general militar e mantenedor de registros, que viveu aproximadamente entre 311 e 385 d.C. Foi lhe dado este nome por causa do lugar acima."

ou ainda: 

"Mórmon resumiu os registros mantidos por seus antecessores numa única compilação, chamada Placas de Mórmon. Mais tarde, ele transferiu este registro sagrado a seu filho, Morôni." 

Apesar de todas as afirmações serem corretas, nenhuma responde a pergunta: o SIGNIFICADO  do nome Mórmon.

Mas Joseph Smith, refutando que a palavra tinha origem grega, deixou bem claro seu significado:

O termo "mórmon" vem de MON em egípcio que significa bom, e com MORE [mais] na frente dele, ou MOR, vem a significar "mais bom".  

Ou, nas suas palavras exatas:

 "Antes de eu dar uma definição, entretanto, para a palavra, deixe-me dizer que a Bíblia, em seu sentido mais amplo, significa bom; pois o Salvador diz, de acordo com o evangelho de João: "Eu sou o bom pastor" ; e não está além do uso comum dos termos, para qualquer um, que bom está entre o mais importante uso, e apesar de ser conhecido por vários termos em diferentes línguas, ainda possui o mesmo significado, e está sempre em oposição a mal

"Nós dizemos [na língua] saxônica good; em dinamarquês, god; em godo, goda; em alemão, gut; em holandês, goed; em latim, bonus; em grego, kalos; em hebraico, lob; e em egipcio, mon. Assim, com a adiçãode MORE [mais] ou da contração, MOR, temos a palavra MORMON, que significa literalmente, mais bom."

Leia abaixo uma cópia do Times and Seasons, vol. 4, p. 194 (1843)
Clique sobre a imagem para ampliá-la.


Interessante é que, de fato, a palavra "mormo" deriva do grego (Μορμώ, Μορμών, Mormō) e faz parte da mitologia desses povos: o nome pertence a um espírito que mordia as crianças que se comportavam mal, e era um companheiro da deusa Hecate.

Este nome também referia-se a uma criatura semelhante a uma vampira, pertencente a histórias contadas para as crianças para mantê-las com "bom comportamento". 

A referência a este nome aparece inicialmente nas peças de Aristófanes.

Obs.: Optei por deixar a tradução literal de "more good" como "mais bom". A expressão está obviamente incorreta em português e em inglês, sendo a correta "mais do que bom" ou "muito bom".



IR PARA SUMÁRIO

22 comentários:

  1. Nossa que emoção!
    Estou chorando de alegria por eu ser "Mais do que bom"!
    Aff...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não fui eu quem definiu isso... foi o próprio Joseph. E coloque Af nisso!

    ResponderExcluir
  3. Ele deve ter dado essa interpetação ao Livro e não aos membros.
    O termo mórmon é apenas um apelido.
    O Presidente Thomas S. Monson aconselha a NUNCA deixar que alguém nos chame de mórmons.
    Nós não somos melhores que ninguém.
    E sim o Livro de Mórmon é mais do que bom.

    ResponderExcluir
  4. Júlio,

    Preste atenção: como os egípcios conheciam o inglês (que não existia) para saberem que MORE significa MAIS???????????

    Não tem cabimento uma coisa dessas!

    ResponderExcluir
  5. Isso você têm razão.
    Mas ele apenas jogou a opinião dele.
    Já ouvi coisas piores ditas por pessoas que tem faculdade(de Teologia).

    ResponderExcluir
  6. Júlio

    Você também?

    Se é absurdo, é opinião. Se não é absurdo, é doutrina.

    Meu amigo, isso foi publicado no Times and Seasons, jornal da Igreja! Nunca foi retratado como um "eu acho" e se fosse achismo, jamais seria publicado. Era essa a forma de divulgação da doutrina, porque não havia manuais!

    Você é um rapaz inteligente, não dê essas disculpas que todos os mórmons vivem repetindo a torto e a direito!

    ResponderExcluir
  7. "Times and Seasons, jornal da Igreja"
    Eu não sabia disso.
    Pensava que era um jornal comum.
    Uma única hipótese é que pode ter sido uma revelção mas, ele não deixa nada claro que foi isso.

    ResponderExcluir
  8. Júlio

    Aumente a imagem e leia o texto. Ele "deu" essa revelação, meu caro!

    Sem desculpas....

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu li ele vai falando sobre várias coisas como:
    O Livro de Mórmon ser escrito em Egipcio Reformado.
    E endo ele deixa bem claro que é uma revelação>
    Se é eu acredito!

    ResponderExcluir
  10. Você só posta o que lhe convém.
    Depois eu fico pagando de mau nesse blog.
    Que bom saber isso.

    ResponderExcluir
  11. Não publico suas piadinhas de mau gosto, seus comentários infantis e seus questionamentos básicos da doutrina SUD, que qualquer professor do seminário ou instituto podem te responder.

    Não tenho tempo para isso, e este blog não é para piadas, assuntos pessoais ou brincadeiras. Publico apenas o que realmente tem a ver com a doutrina SUD.

    Você fez uma extensa lista das escrituras que julga estarem erradas no VT. Este blog não é para discutir isso, como já esclareci.Este blog apenas mostra que a premissa que JS usou, que os tradutores fizeram um grande estrago após a morte de Jesus Cristo, no Velho e Novo Testamentos, não tem fundamento, inclusive com os Manuscritos do Mar Morto, que provam a perfeição do Velho Testamento.

    Enfim, faço e continuarei fazendo uma seleção do que será publicado aqui, não tenha dúvidas!

    ResponderExcluir
  12. Prezada historiadora, teria sido instrutivo manter os dizeres do profeta no início de sua resposta ao afirmar que NÃO HAVIA NEM GREGO E NEM LATIM nos escritos do livro de Mórmon, pois seu escrito é muito anterior a eles.

    ResponderExcluir
  13. Ainda em tempo: Qual sua opinião sobre esta parte:

    "Antes de eu dar uma definição, entretanto, para a palavra, deixe-me dizer que a Bíblia, em seu sentido mais amplo, significa bom; pois o Salvador diz, de acordo com o evangelho de João: "Eu sou o bom pastor" ; e não está além do uso comum dos termos, para qualquer um, que bom está entre o mais importante uso, e apesar de ser conhecido por vários termos em diferentes línguas, ainda possui o mesmo significado, e está sempre em oposição a mal."

    Bíblia não é uma palavra grega no plural que significa "livros" ou "coleção de livros"?

    ResponderExcluir
  14. Daniel

    De fato, no início da segunda coluna, ele comenta isso. Mas a contradição fica pior quando ele usa exatamente a palavra MORE para definir o significado de Mórmon.

    Então, tal afirmação apenas deixou a explicação PIOR!

    ResponderExcluir
  15. Daniel

    Exatamente. Biblia é uma palavra de origem Grega que significa “rolo” ou “livros”. Portanto, mais um erro na interpretação de Joseph Smith.

    Sinceramente, não sei onde você quer chegar com isso....

    ResponderExcluir
  16. ñ sei bem oque, disser: mas falar quer precisamos de um salvador .se já temos jesus ai já de mas .falar que jesus é o foi irmão de lúcifer ai deixo para vc-6 fiquem com deus

    ResponderExcluir
  17. Mas misturar egípcio com inglês pra explicar o que significa mórmon, e ainda dizer "mais bom" - "more good" em inglês (só lembrando que também não se diz "more good" em inglês, assim como não se diz "mais bom" em português) é de lascar o cano, viu?

    ResponderExcluir
  18. Vou te falar, investigadora, quando li pela primeira vez isso aí em "Ensinamentos", pensei comigo: que absurdo! Mas como eu estava na fase "viva a igreja!", embotei a consciência e o senso crítico e pensei, "js é mesmo um profeta de deus!". Só dá vontade de rir quando penso nisso hoje. Mas os membros da igreja que estudam os livros de verdade (esses são poucos) devem provavelmente se sentir assim também, é só embotar o próprio raciocínio.

    ResponderExcluir
  19. God Slayer

    Exatamente o que eu explico na introdução. E eu mentia para mim mesma.... quantas e quantas vezes.

    Fazemos cada besteira nessa vida, mas pelo menos aprendemos a não repeti-las e não violentarmos nossa inteligência por causa da maioria.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. prezada INVESTIGADORA preciso de ajuda urgente meus filhos estavam frequentando essa igreja e eu os proibi mas não consigo afastar deles os amigos da igreja e nem tão pouco as imbecilidades que lá aprenderam... por favor me ajude preciso saber como ajuda-los a esquecer o que aprenderam caso possa me ajudar me envie seu email que nos correspondemos por lá ok...muito obrigada pela atenção desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown

      A melhor coisa que posso te dizer é: proibir significa instigar e fazer com que eles procurem mais a igreja.

      Você pode ter uma conversa séria com eles, falar sobre alguns - alguns - dos problemas que julgar mais sério - e dizer que confia no discernimento deles, na inteligência deles acima de tudo.

      Não proiba, apenas ensine. Não force, apenas confie. Se eles decidirem continuar vendo os amigos ou ir à igreja, não proiba... mostre que você confia neles. Isso fará com que os laços entre vocês não se estremeçam, e nào permita que a igreja os separe de forma alguma.

      Lembre-se que proibição significa desafio para eles.

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.