Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ignorando os profetas do passados

O Presidente Ezra Taft Benson aconselhou os SUDs a terem

"cuidado com aqueles que preferem os profetas mortos ao invés dos profetas vivos, pois os profetas vivos sempre têm precedência [sobre os mortos]." ("Fourteen Fundamentals in Following the Prophet", p. 27).

A relação do profeta vivo e da revelação atual com as escrituras e revelações do passado foi explicado pelo Élder Orson F. Whitney, da seguinte forma:

“O que o Senhor disse aos judeus e aos nefitas, há dois mil anos atrás, ou o que Ele disse aos Santos dos Últimos Dias de cinquenta ou sessenta anos atrás, não tem força neste momento, a menos que esteja em concordância com as revelações de hoje, com instruções mais recentes do Senhor ao seu povo através de seus servos ou servo escolhidos ou designados. Os que ignoram este fato podem entrar em apuros. É a última palavra de Deus que deve ser atendida, de preferência a qualquer revelação antiga, porém verdadeira. O mesmo Deus que diz para fazer assim e assim, hoje, pode revogar esse mandamento amanhã, sem ser mutável ou inconsistente. . . . 

"Ele ordenou a Abraão que sacrificasse seu filho, e Abraão estava prestes a fazê-lo, quando o mesmo Deus disse: 'Detenha tua mão sobre o rapaz. Abraão estava sob a obrigação de realizar o primeiro comando, até que o segundo foi dado, e então ele estava sob obrigação de obedecer o segundo comando em vez do primeiro, e ele teria sido um transgressor se tivesse falhado.

"... A obra de Deus é progressiva. Ele muda sua aparência, mas nunca os seus princípios. As verdades sobre a qual se funda são eternos, imutáveis​​, mas há muitas regulamentações que mudam e mudam e mudam, assim como a obra de Deus continua." (Conference Report, outubro de 1916, pp 55-56).

Isso faz algum sentido? Comparar um exemplo onde Deus estaria testando, por um breve período a fé de um único homem, com mudanças absurdas em diretrizes (doutrinas) de uma igreja, afetando milhares de pessoas? Ainda devemos analisar se esta história particular de Abraão não é apenas alegórica, mostrando que o homem deve colocar toda sua confiança em Deus -  pois Deus, sendo onisciente, saberia da atitude de Abraão.

Bem, faz para os SUDs. E principalmente para a liderança, que, com base nestas declarações, sente-se à vontade para mudar os conceitos e doutrinas outrora pregados pelos antigos “profetas” da própria igreja SUD.

Alguns exemplos?

- A poligamia nesta terra, apesar de ser contrária às leis dos homens, era essencial para que se obtivesse a exaltação. Porém, com as penalidades impostas pelo governo – não a prisão dos polígamos, mas o confisco dos bens da igreja SUD – fez Deus mudar de idéia. (veja AQUI)

- Que o Deus mórmon é polígamo, e que suas esposas geram constantemente filhos espirituais, que povoam vários mundos. Jesus Cristo também foi casado e polígamo. Esta hoje é tida como “doutrina profunda” e não é discutida. (veja AQUI)

- Brigham Young, apesar de ter declarado inúmeras vezes que falava em nome de Deus, que recebia revelações em relação ao assunto que Adão era o Deus, o único que devemos adorar, e até mesmo colocou essa doutrina no ritual de Investidura do templo, foi posteriormente “desmentido”e hoje isso é considerado apenas sua “opinião pessoal”. (veja AQUI)

 - Apesar de discursos esclarecedores explicando que Deus fecundou Maria como um homem fecunda uma mulher, e que Jesus teve um nascimento tão normal como o de qualquer outro ser humano, hoje isso não é mais considerado como doutrina. Novamente, é apenas “opinião pessoal”. (veja AQUI)

- Por mais de 150 anos, foi pregado por vários “profetas” da igreja SUD que os negros eram os menos valorosos na batalha entre Lúcifer e Jesus Cristo, na pré-existência. Por isso vieram à terra com essa maldição – pele negra, menos inteligentes, e sem possibilidade de receberem o Sacerdócio. Hoje, isso é também considerado apenas uma “opinião pessoal” de alguns líderes! (veja AQUI)

- Inicialmente, o Deus mórmon onisciente, mesmo sabendo do futuro fracasso, ordenou a lei da consagração – onde todos os membros da igreja doavam seus bens à igreja e viveriam apenas com o mínimo necessário, doado pela igreja – uma forma de comunismo. Depois, ordenou o dízimo sobre   os ganhos excedentes, e depois, mudando novamente, decidiu que o dízimo deveria ser sobre todos os bens e ganhos. (veja AQUI)

- Apesar de ninguém poder ter um cargo se não obedecesse a Palavra de Sabedoria, podendo ser inclusive excomungado da igreja, Joseh Smith a quebrava, tomando vinho e cerveja, e fumando charutos. Na cadeia de Carthage, onde seria assassinado, ele e seus companheiros tomavam vinho constantemente para embriagarem-se e “sentirem-se mais leves”. (veja AQUI)


- o local de reunião de todos os SUDs seria em Missouri. Hoje, com o problema de imigração para os EUA, houve mais uma mudança: cada povo deve permanecer em seu próprio país.

- todas as religiões cristãs, segundo os profetas mórmons, não tinham nada da verdade. Eram totalmente corrompidas, e qualquer um que se convertesse à elas, seria levado ao inferno. Hoje, o profeta mudou seu discurso, dizendo que elas contém “parte” da verdade. (veja AQUI)


HISTÓRIA

- A primeira visão tem mais de 9 versões – não, tem apenas uma. (veja AQUI)

- Há uma mistura da primeira visão com contos e magia – não, tudo no início da história da igreja foi linear e celestial. (veja AQUI)

- Joseph Smith estava envolvido em caça ao tesouro, e o “Urim e Tumim” nunca passou de uma Pedra do Vidente dentro de um chapéu – não, o Urim e Tumin foram aparatos dados junto às placas de ouro. (veja AQUI)

- o caráter de Joseph Smith era irrepreensível. Suas prisões foram apenas perseguição por pertencer à verdadeira igreja – Joseph Smith foi preso inúmeras vezes por desobedecer as leis vigentes na época – desde fraude por cobrar para achar tesouros escondidos, fundar um banco sem autorização, imprimir dinheiro, criar um exército, destruir propriedade privada (o Nauvoo Expositor) entre outros. (veja em 1 e 2)

- Ninguém NUNCA viu as placas de ouro com os olhos, mas apenas com os “olhos do espírito”. Assinaram um documento produzido pelo próprio Smith, mas na verdade essas placas jamais foram vistas ou tocadas por ninguém – as 8 testemunhas  viram as placas de ouro e as 3 testemunhas também tocaram nas placas de ouro. (veja AQUI)

 - Muito da história foi mudada para que as passagens obscuras, que hoje afastariam muitos membros, fossem retiradas – nada jamais foi alterado. (veja no ítem MUDANÇAS deste blog)

- Joseph Smith não elaborou uma única doutrina nova. Todas foram adaptadas de doutrinas já existentes, de publicações nos jornais na região que ele morava ou de questões discutidas frequentemente em sua época – todas as doutrinas são novas, reveladas por Deus, ou restauradas, pois foram perdidas com a morte de Jesus.

- a igreja SUD é a única com o nome de Jesus Cristo – ela mudou seu nome 3 vezes, inclusive ficando sem o nome de Jesus Cristo. E na época, já existiam igrejas com o nome de Jesus Cristo. (veja AQUI)

A lista é grande. Mas o que realmente incomoda é como muitos se deixam levar por essa falácia absurda e apóiam qualquer mudança – como se um Deus onipotente precisasse mudar! – e ainda defendendo, da forma mais arrogante e prepotente possível, que a igreja SUD é a única que contém uma doutrina “perfeita” (e o que é perfeito é imutável) sobre a face da terra.

O delírio e a ignorância, hoje, são, de fato, opções!  


2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.