Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

JOSEPH SMITH E A POLIANDRIA - PARTE1

POLIANDRIA – PARTE 1

Que os mórmons praticaram a poligamia nos primeiros dias da igreja é bem conhecido. 

O que muitos não sabem, porém, é que Joseph Smith estava muito envolvido com a poligamia e tomou pelo menos 11 mulheres que já estavam casadas com outros homens, ao mesmo tempo. 

A relação que estas mulheres desenvolveram com Joseph Smith é chamada de POLIANDRIA.



Mais especificamente, por poliandria (grego: poly- muitos, andros- homem) entende-se a união em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo.

Isto é particularmente problemático, pois estas mulheres permaneceram casadas com seu primeiro marido e ao mesmo tempo casadas com Joseph. Em seu livro, In Sacred Loneliness, Dr. Todd Compton escreveu:

"A poliandria é um dos principais problemas encontrados na poligamia de Smith e muitas questões a rodeiam. Primeiramente, por que ele preferia casamentos poliândricos? ... 

"Um equívoco comum sobre a poliandria e Joseph Smith é a de que ele participou de apenas uma ou duas dessas uniões não usuais. Porém, um terço de suas esposas plurais (onze delas) eram casadas civilmente com outros homens quando se casaram com ele. Se alguém usar uma perspectiva cronológica, percebemos que das primeiras doze mulheres de Smith, nove eram poliândricas. Portanto, neste período inicial, a poliandria foi a norma e não a exceção ...

"A poliandria seria mais fácil de ser entendida se esses casamentos com Smith fossem vistos como uma espécie de divórcio de fato com o primeiro marido. Entanto, nenhuma destas mulheres divorciaram-se de seus ‘primeiros maridos’ enquanto Smith estava vivo, e todas elas continuaram a viver com seus  cônjuges civil enquanto casadas com Smith...

"Em onze casamentos poliândricos, apenas três dos maridos eram não-mórmons (Lightner, Sayers, e Cleveland) e apenas um ficou descontente (Buell). Todos os outros maridos estavam em boa situação na igreja no momento em que Joseph se casou com as suas esposas. Muitos eram proeminentes líderes da igreja e amigos próximos de Smith. George W. Harris foi um alto conselheiro... uma posição equivalente à uma autoridade geral do século XX. Jacobs Henry foi um amigo dedicado de Joseph e um fiel missionário. Orson Hyde era um apóstolo em missão à Palestina quando Smith se casou com sua esposa. Jonathan Holmes era um dos guarda-costas de Smith... Windsor Lyon era um membro em boa posição quando Smith uniu-se à Sylvia Lyon, e ele emprestou dinheiro ao profeta após o casamento. David Sessions foi um devoto SUD." (Todd Compton, In Sacred Loneliness, pp. 15-16)

Como os casamentos de Joseph, com mulheres que já eram casadas com membros da igreja, podem ser justificados? 

De acordo com o historiador Edward McNall Burns: 

"(a poliandria) parece desenvolver-se sob condições de extrema pobreza, em que vários homens precisam reunir os seus recursos para comprar ou sustentar uma esposa, ou em que o infanticídio feminino é praticado como meio de controlar o crescimento da população. Este último costume não tarda a produzir um excesso de indivíduos masculinos". (BURNS, Edward McNall, "História da Civilização Ocidental", traduzido por Lourival Gomes Machado, Lourdes Santos Machado e Leonel Vallando (1974), Porto Alegre: Editora Globo).

Certamente, a extrema pobreza não foi a geradora da poliandria. Ao contrário, conforme discutido anteriormente, foi devido à poligamia que algumas mulheres foram submetidas à extrema pobreza (veja AQUI).


Brigham Young ofereceu outra explicação para o propósito da poligamia: propagar a vida através das famílias dignas:

"Há uma multidão de espíritos puros e santos esperando para receberem seus tabernáculos. Agora este é o nosso dever: preparar moradas para eles. Devemos tomar um curso que não permita que estes espíritos sejam conduzidos para  famílias de ímpios, onde serão treinados em malícia, devassidão e toda espécie de crime. É dever de todo homem e mulher justos prepararem tabernáculos para todos os espíritos que puderem. Essa é a razão pela qual a doutrina da pluralidade de esposas foi revelada, para que os espíritos nobres, que estão à espera de tabernáculos, possam nascer." (Discourses of Brigham Young, 1977 edition, p. 197)

É evidente que este também não poderia ser o propósito dos muitos casamentos poliândricos de Joseph, uma vez que estas mulheres já estavam casadas com homens justos. 

Talvez o objetivo da poliandria foi, em vez disso, como Jedediah Grant (Segundo Conselheiro de Brigham Young) afirmou, uma prova de fé:

"... Será que o Profeta Joseph queria todas as esposas dos homens que ele pediu? Não... O grande objetivo em vista, era provar o povo de Deus, para ver como eles estavam."(Journal of Discourses, vol. 2 (1855), p. 14)

O número correto e total de esposas plurais de Joseph é desconhecido. Andrew Jenson, que foi historiador assistente da Igreja, fez uma lista de 27 mulheres que foram seladas à Joseph. Porém, o autor mórmon John Stewart afirma que Joseph

"casou-se com muitas outras mulheres, talvez três ou quatro dúzias ou mais ..." (Brigham Young and His Wives, p. 31)

Fawn Brodie, em No Man Knows My History, incluiu uma lista de 48 mulheres que podem ter sido casadas com Joseph Smith. Stanley Ivins, que foi considerado "uma das grandes autoridades em poligamia mórmon", disse que o número de esposas de Joseph Smith "só pode ser imaginado, mas pode ter sido tão alto quanto sessenta ou mais." (Western Humanities Review, vol. 10, pp. 232-233) (veja mais AQUI)

Encontrar documentação dos casamento plurais é difícil, pois a doutrina foi instituída e praticada sob uma névoa de segredo, ocultação pública, e mentiras. Porém, está claro que a poligamia de Joseph claramente incluía esposas de outros homens. 

A maior prova deste comportamento de Joseph foi um sermão dado no Tabernáculo por Jedediah Grant, em 19 de fevereiro de 1854 (foto abaixo do sermão):

"Quando a organização familiar foi revelada do céu -  a ordem patriarcal de Deus, e Joseph começou, de todas as formas, adicionar [esposas] à sua família, que tremor houve em Israel".

“Dizia um irmão para o outro:

" ‘Joseph diz que todos os convênios [casamentos anteriores] estão acabados, e nenhum deles é válido, mas apenas a nova aliança [casamento com o poder de selamento do sacerdócio]. Agora suponha que Joseph viesse e dissesse que ele queria a sua esposa, o que você diria disso?

" ‘Eu mandaria ele ir para o inferno.’

"Este era o espírito de muitos nos primórdios da Igreja.... O que um homem de Deus diria, quem se sentiria bem, quando Joseph pedia dinheiro? [ele o daria de bom grado] Ou se ele chegasse e dissesse: ‘Quero que a sua mulher'? ‘Ah sim’, ele diria: ‘Aqui está ela, existem muitas mais’.

"... Será que o Profeta Joseph queria todas as esposas dos homens que ele pediu? Não... O grande objetivo em vista, era provar o povo de Deus, para ver como eles estavam. Se um homem de Deus vier à mim e disser:

" ‘Eu quero o seu ouro e prata, ou a sua esposa’, eu deveria dizer:

" ‘Aqui estão, eu gostaria de ter mais para lhe dar, tome tudo que eu tenho’.

"Um homem que tem o Espírito de Deus e a luz da eternidade nele, não tem problemas sobre tais questões." (Apóstolo Jedediah M. Grant, segundo conselheiro de Brigham Young e pai do Presidente Heber J. Grant - Journal of Discourses 2: 13-14)

Fotografia do Journal of Discourses, vol.2, p.14. Jerediah M. Grant admite abertamente que Joseph Smith pediu pelas esposas de outros homens.

Ann Eliza Young, que foi casada com a Brigham Young, acusou Joseph Smith de ser culpado de adultério:

"Joseph não apenas tomou as mulheres jovens e solteiras, mas ele procurou uma ‘aliança espiritual’ com muitas senhoras casadas ... Ele ensinou-lhes que todos os casamentos anteriores eram nulos, e que elas estavam em perfeita liberdade para fazer uma outra escolha de um marido. Os convênios do casamento não eram válidos, porque eles só foram ratificadas por leis dos gentios ... consequentemente, todas as mulheres eram livres ...

"Uma mulher disse-me, há pouco tempo, enquanto compartilhava comigo algumas das suas experiências na poligamia:

" ‘A maior prova que já sofri em minha vida foi morar com meu marido e enganá-lo, recebendo atenções de Joseph sempre que ele decidia vir a mim'.

"Esta mulher e outras, cujas experiências tem sido muito semelhantes, estão entre as melhores mulheres da igreja. Elas são as mulheres mais virtuosas e puras de espírito do que qualquer outra no mundo. Elas foram seduzidas sob o disfarce da religião ...

"Algumas dessas mulheres, desde então, disseram que não sabiam quem era o pai dos seus filhos, o que não é de se admirar, pois após a declaração de Joseph, que anula todos os casamentos dos gentios, a maior promiscuidade foi praticada e, na verdade, todo o senso de moralidade parecia ter sido perdido, pelo menos em parte da igreja." (Wife No. 19, 1876, pp. 70-71)

Patty Bartlett Sessions, a esposa de David Sessions, deixou claro em seu diário particular que ela era casada com Joseph Smith tanto pelo tempo quanto pela eternidade :

"Eu fui selada a Joseph Smith por Willard Richards em 9 de março de 1842, na câmara de Newel K. Whitney, Nauvoo, para o tempo e toda a eternidade ... Sylvia, minha filha estava presente quando eu fui selada a Joseph Smith." (Journal of Patty Sessions, as quoted in Intimate Disciple, Portrait of Willard Richards, 1957, p. 611)

Abaixo, encontra-se a lista das esposas de Joseph que são conhecidas, e as que eram casadas (do website Remembering the Wives of Joseph Smith.)


ESPOSA
DATA
IDADE
MARIDO*
Jan 1827
22

1833
16

1838
37
George W. Harris
Apr 1841
26

Oct 1841
20
Henry Jacobs
Dec 1841
31
Norman Buell
Jan 1842
33

Feb 1842
23
Windsor Lyon
Feb 1842
23
Adam Lightner
Mar 1842
47
David Sessions
Apr 1842
27
Orson Hyde
Jun 1842
50
Jabez Durfee
Jun 1842
53
John Cleveland
Jul 1842
37

Jun 1842
38

Jul 1842
17

Aug 1842
37

Feb 1843
33
Edward Sayers
Spring 1843
16

Mar 1843
19

Mar 1843
22

Apr 1843
30

May 1843
17

May 1843
17

May 1843
19

May 1843
14

Mid 1843
29

Jun 1843
29
Jonathan Holmes
Jun 1843
58

Jul 1843
32

Mid 1843
27

Sep 1843
19

1843
14

Nov 1843
56

* Marido vivo na época do casamento de Joseph Smith




Note os seguintes exemplos de poliandria de Joseph:

  • Mary Elizabeth Rollins casou-se com Adam Lightner on 11 Aug 1835.
  • O filho deles, George Algernon Lightner nasceu em 22 Mar 1842.
  • Adam Lightner morreu em 30 Aug 1885.
  • Joseph Smith casou-se com Mary Elizabeth Rollins em 17 Jan 1842, quando ela estava grávida de sete meses (Adam Lightner era o pai, ou Joseph Smith?).
  • Zina Diantha Huntington casou-se com Henry Bailey Jacobs em 7 Mar 1841.
  • Henry Bailey Jacobs morreu em 1 Aug 1886.
  • Joseph Smith casou-se com Zina Diantha Huntington em 27 Oct 1841, cerca de sete meses e meio após ela casar-se com Henry.
  • Prescendia Lathrop Huntington casou-se com Norman Buell em 6 Jan 1828.
  • Não há dados da data da morte de Norman Buell.
  • Joseph Smith casou-se com Prescendia Lathrop Huntington em 11 Dec 1841.


Será que alguém, em plena faculdade de seu intelecto e razão, ainda tem coragem de afirmar que este foi um mandamento de Deus? Ou mesmo que estes casamentos eram apenas espirituais?


IR PARA SUMÁRIO 

24 comentários:

  1. Olha eu sou membro da igreja a muitos anos, mas parece que meus olhos estavam fechados, pois nunca vi, ou eu nunca mesmo quiz ver... estou enojado, só de ler... ele (Joseph Smith) era um pevertido isso sim, fazia com que os maridos deixassem que ele casasse com suas esposas, dizendo ser prova de sua fé? Isso é mais e mais prova da peverção dele... Depois que usar o nome de Deus para uma coisa ridicula dessa, estou cada vez mais decepcionado....
    :(

    ResponderExcluir
  2. Exatamente.... usar o nome de Deus para justificar os atos mais insanos, e ainda convencer vários de que isso é, de fato a vontade de Deus?

    É simplesmente revoltante!

    ResponderExcluir
  3. È eu não acredito em nenhuma baboseira dessas, pois Joseph Smith foi é e vai continuar sendo um profeta de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Romeu

    Assusta, né?

    mas o que é baboseira para você, é fato para a história, inclusive muitos são os mórmons que já aceitam esse fato.

    Leia em DeC, onde ele supostamente recebe uma "revelação" onde obriga a esposa, Emma, a aceitar todas as esposas plurais dele. Ou você nunca lei DeC????????

    Está lá, até hoje...

    E 1/3 dessas JÁ ERAM CASADAS. Está na ficha do próprio JS, verifique.É só clicar em cima dos nomes das mulheres, em azul, e você verá isso documentado.

    Pois é... a opção de continuar ignorante é toda sua!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ana

    Os missionários americanos falam um inglês americano, com certeza. Mas eles estão no Brasil com o único intuito de batizar pessoas, e não de ensinar inglês.

    Eles não tem nem ao menos contaot com os familiares, a não ser por cartas (talvez algora por emails). Portanto, se vc achar que eles dedicarão aprte do tempo para ensinar inglês, é um ledo engano. Essa nõa é a função deles, e justamente por isso, sempre andam em duplas: assim um pode "controlar" o outro.

    Sugiro, sinceramente, que você procure uma escola de inglês ou mesmo aulas particulares. Caso mantenha contato com eles, eles farão de tudo para batizá-la, prestando testemunho, desafiando-a a "sentir o espírito" enquanto lê as escrituras.

    Se puder, leia os vários tópicos desse blog, e veja se vale a pena entrar para essa organização rica e dos homens!

    Eu, particularmente, acho que nada compensa isso!
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ana

    Durante os quase 13 anos que fiquei na igreja, NUNCA os missionários dedicaram seu tempo para ensinar inglês. Pode ser que as coisas tenham mudado, mas tenha certeza que é para atrair novos membros. E você será muito pressionads para se batizar, pois eles tem metas de números de batismos.

    Exatamente como em uma empresa!

    Eu falo e leio bem inglês porque estudei em curso particular quando ainda era nova. Depois, continuei sozinha a estudar, ler e aumentar meu vocabulário.

    Hoje em dia, você consegue bons cursos de inglês pela internet, e gratuitos. Mas precisa ter determinação de estudar sozinha.

    Eu, particularmente, aconselho a tomar muito cuidado com essa "arapuca", pois não vale a pena.

    Aliás, cada vez mais os líderes da igreja tem pregado que cada um deve ficar em seu país. Portanto, não acredite que se batizando, as portas abrirão apra você sair do Brasil. Este é um engano frequente e muitos acabam acreditando nisso e se dando mal depois do batismo.

    Leia esse texxto, creio que o ajudará muito: http://olharexmormon.blogspot.com/2010/09/xvi-igreja-sud-ou-passaporte-para_19.html

    Quanto aos livros, eles possuem o livro de mórmon, que afirmam ser o livro mais perfeito da face da terra (não tem essa convicção pela Bíblia), Doutrina e Convênios, e Pérola de Grande Valor. Basicamente, são estes os livros "inspirados" por Deus.

    Aproveite para ler este tópico do blog antes de qualquer coisa: http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/doutrina-sud-o-que-os-missionarios.html

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nunca imaginei que os mórmons fossem tão repugnantes ao ponto de rebaixar tanto a condição da mulher, o que ensinam é totalmente incoerente: que as mulheres são filhas de Deus e herdeiras no Reino Celestial. Rebaixaram tanto a condição da mulher, menos do que escrava e serva, mas como "prostituta e mundana", a ponto de servir a vários homens como afirma essa nefasta e abominável doutrina da poliandria praticada por J. Smith e seus comparsas.
    Parabéns Investigadora pela sua bela lição de história verdadeira dos mórmons. Essas coisas eles jamais ensinam nas capelas e nas palestras missionárias! Mentirosos e repugnantes!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Mário

    Infelizmente, se você mostrar isso à qualquer mórmon, ele afirmará que tal doutrina jamais existiu na igreja!

    E quanto a sentir-se indignado, eu tive a mesma experiência ao traduzir dois assuntos: poligamia/poliandria e racismo.

    Muitas vezes precisei parar a tradução, distrair-me com outras coisas e depois voltar a traduzir, pois indignação e náusea tomavam conta de mim...

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Depois de mais de 10 anos amando cegamente essa igreja, vieram os primeiros questionamentos. A primeira pergunta que me permiti fazer foi: por que é necessário que os homens tenham várias mulheres no reino celestial para terem muitos filhos se esses filhos serão gerados em espírito? Espirítos precisam ficar 9 meses numa barriga? Um casal só não poderia gerar muitos espiritinhos?
    Lembro que era muito difícil manter esses pensamentos na época, mas foi o começo.

    ResponderExcluir
  13. Cara Nilde

    Achei interessantíssimo seu questionamento, assim como "você se permitir".

    São pequenos detalhes, mas que são tão absurdos... de fato, jamais fariam parte de um plano divino!

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Pois é... Me permitir pensar, questionar. Depois de 10 anos trabalhando muito, fazendo tudo pela igreja, já temos bem desenvolvido um superego mórmon. Quando nosso pensamento ameaça fugir dos trilhos, ele aciona os fantasmas da apostasia, da influencia do inimigo, da perda da exaltação. Então reprimimos tudo.
    Meu marido e eu sempre tivemos muitos cargos na igreja, as vezes 3 ao mesmo tempo. E foi numa época muito difícil, meu marido bispo, filhos pequenos, que uma coisa muito grave aconteceu em relação a igreja. Mas tínhamos um "testemunho" tão forte que suportamos tudo pelo "bem da igreja". Porém alguma coisa se quebrou naquele momento e, muito devagar, os questionamentos vieram. Tão devagar que ainda demorou 10 anos para finalmente sairmos da igreja.Os últimos 5 anos foram cruciais. Assumi o cargo de professora da escola dominical. Estudava muito com a intenção de dar boas aulas. Foi impossível não somar 2 + 2 e chegar 4. Os ensinamento eram contraditórios em todos os livros, porém em D&C encontrei ecos de tudo aquilo que os "anti-mórmons" e perseguidores falavam. Foram momentos terríveis, por me sentir enganda, lesada, roubada. Doia muito mas eu não podia parar.
    Ainda tenho grandes amigos lá. Três das minhas amigas mais queridas tem os filhos na missão. Situação difícil porque fazemos jantares juntas, viajamos juntas. Um dos meninos sempre recomenda aos pais que não nos abandone para que um dia nós possamos voltar pra igreja. ai ai ai

    Continue firme com seu blog. Tenho certeza que ajudará muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Cara Nilde

    É interessante você falar sobre Doutrina e Convênios. Fiz duas vezes o curso desse livro (Seminário e Instituto) e os trechos são cuidadosamente selecionados para mostrarem apenas o lado bom da igreja.

    O impressionante é que, mesmo lendo todo o livro, as passagens cruciais ficaram "em branco"!

    Creio que com esse blog aprendi muito mais sobre as escrituras de DeC do que quando o estudei. E são realmente impressionantes.

    Obrigada pelo elogio, minha cara. E creio que você tem sorte por ter amigas verdadeiras. De todos os meus amigos mórmons, não sobrou nenhum sequer!

    Abs

    ResponderExcluir
  16. São muitas e muitas passagens em D&C que mostram que a igreja mórmon é uma farsa, porém, como vc mesmo disse, os trechos discutidos em aula são muito bem selecionados, o que deixa as aulas sempre iguais e repetitivas. Como o assunto aqui é casamento plural, vou usar D&C 132.
    Em nenhuma aula, de manual algum que pude ver, ou serão que assisti, usam os versículos 1 e 2. Vamos olhar atentamente o que eles dizem: "Em verdade assim diz o Senhor a ti, meu servo Joseph, já que te dirigiste a mim para saber e compreender como eu,o Senhor, justifiquei meus servos Abraão, Isaque e Jacó; assim como Moisés, Davi e Salomão, meus servos, no que diz respeito ao princípio e doutrina de terem muitas esposas e concumbinas- Eis que eu sou o Senhor teu Deus e responder-te-ei no tocante a esse assunto".
    Também não usam em hipótese alguma versículos a partir do 58, onde fica evidente demais que se trata de casamentos plurais.
    Essa sessão sempre é usada nas aulas sobre selamento no templo, porém, não se trata de selamento simples e sim de selamentos multiplos. Mas se naõ são lidos todos os versículos, fica fácil conduzir a aula. No próprio manual do professor tem instruções para evitar o assunto e, se alguém insistir, deve-se dizer que não é o foco da aula, que se está fugindo do propósito, etc.
    No final do versículo 4 diz: "porque ninguém pode rejeitar esse convênio e ter permissão de entrar em minha glória".
    Não está falando de casamento no templo, e sim de poligamia, mas ninguém percebe porque os versículos 1 e 2 não foram lidos.

    Do 31 ao 34 fala das promessas feitas a Abraão que se estenderiam a Joseph, porém, Joseph não deixou filhos na igreja, pelo menos não oficialmente.
    No 53 diz que Deus fortaleceria Joseph, mas ele morreu um ano depois.

    Em D&C encontramos exemplos de todo tipo, dos mais variados temas. É impossível não ver, desde que se queira.
    Vi muitas outras coisas que foram abrindo janelas por onde entrou luz, mas o que realmente escancarou as portas por onde sai, foi D&C.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Nilde

    Muito obrigada pelo ótimo post. Muito esclarecedor, e sempre agregando muita informação.

    Sinta-se à vontade para colocar suas descobertas aqui e compartilhá-las conosco.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Investigadora:

    Sou membro de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias".
    Me desculpe mas nós não temos poligamia na igreja.
    Existe uma igreja que nos imita e tem poligamia, que na época de Joseph se revoltaram contra ele e fundaram uma igreja com o mesmo nome.
    Eu não sei se você é ou já foi membro da igreja.
    Na époce O Pai Celestial deixou que joseph e outras pessoas tivessem várias mulheres pois existiam muitas guerras, e muitos homens morriam nas guerras.
    Na igreja nós não tratamos o sexo como os homens tratam, de uma forma nogenta, que só serve para prazeres, como acho que pensas.
    Usamos o sexo para trazer os filhos Do Pai Celestial para a terra.
    E os missionarios americanos eles fizeram um convenio com o Pai Celestial. Eles podem se quizerem ensinar o ingles. Muitas vezes Jovens da minha ala perguntam algumas coisas.
    Vamos ver no julgamento final.E no capitulo 132 de D&C o Senhor esclareçe o assunto poligamia.
    E a proposito:
    D&C 131:6:
    "É impossivel ao homem ser salvo em ignorância"
    Espero que responda.

    ResponderExcluir
  19. O.M. Moças Ala Planalto

    Creio que você não está bem inteirada do assunto POLIGAMIA.

    Joseph Smith nao so se casou CARNALMENTE com mulheres solteiras, como com mulheres ja casadas tambem.

    Depois dele, Brigham Young teve mais de 60 esposas.

    Seu sucessor, John Taylor, morreu escondendo-se da policia (tinha sua prisao decretada) por causa de seus casamentos poligamos. Finalmente, Woolford Woodruff decretou O MANIFESTO, que acabava teoricamente com a poligamia mormon. Como nao funcionou, precisou fazer um SEGUNDO MANIFESTO, para oficialmente banir de vez a poligamia da igreja.

    Como voce mesma citou, "É impossivel ao homem ser salvo em ignorância"

    Espero que continue lendo TODOS os posts sobre a poligamia, inclusive leia as escrituras que ainda est~ao em DeC sobre isso. Ou mesmo no Journal of Discourses, onde estao todos os discursos dos presidentes da igreja SUD.

    Nao morra em ignorancia. Nao aceite essa desculpa esfarrapada do excesso de mulheres. Era justamente o contrario.

    Alias, eu nunca entendi por que um homem precisaria casar-se com outra mulher (alem da sua esposa) para tomar conta de uma familia sem marido. Ele nao poderia simplesmente sustenta-la? Nao e muito mais logico?

    E por que JS casou-se com meninas de 14, 15, 16 anos? Elas, por acaso, eram viuvas e tinham filhos?

    Por que mulheres casadas com membros da igreja tambem casaram-se e tiveram realcoes sexuais com Smith?

    Espero que voce leia e estude!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mormom e tenho muitas perguntas sem respostas,mas aprendi a respeitar a opiniao dos outros.a biblia fala de que o homem deve unir-se a sua mulher para que os dois tornem-se uma so carne,supoe-se que seria uma unica esposa!porem davi,salomao e muitosmoutros tiveram muitas esposas,salomao considerado o mais sabio teve mais de mil.o isla permite ainda hoje ,ter ate cinco.algumas tribus indigenas no brasil permitem a poligamia,o casamento com menores de dez anos,sendo que o ato sexual so e permitido apartir da primeira menstruacao.na africa,existem rituais de troca de casais em varias tribos.no mundo inteiro a poligamia e considerada um absurdo juridicamente falando,mas quantos sao os homens que tem uma unica mulher?e quantas sao as mulheres que teem um unico homem?ipocrisia nao,por favor.casa de suings,prostituicao,pedofilia,zoofilia,etc e so os mormons que sao os viloes? Nao se chuta cachorro morto,nem se atira pedras em arvores que nao dao frutos.se js casou-se com meninas de 15 ,tambem casou com mulheres de 50 pra cima.nao parece estranho?se fosse eu iria preferir somente as novinhas,mas porque ele tinha de todas as idades?nao havia algo mais por traz de tudo isso?sabe,vi uma noticia na tv alguns anos atraz,em que os pais levavam a filha de 13 anos pra ser possuida pelo pastor da seita num lual em porto alegre,a policia federal chegou bem na hora,e isso teve uma repercurcao minima.os padres catolicos que cometeram pedofilia e homoxessualismo,tambem nao se fala tanto,os pastoresmque ameacam os seus fieis para tomar-lhes o dinheiro,chegando a inventar o trizimo,isso tambem nao se comenta.(deve ser 10% pra cada um da trindade)

      Excluir
    2. Marcio

      Você está misturando tudo para ustificar o injustificável.
      Citar o Velho Testamento, quando ter mais de uma mulher em algumas circunstâncias e obedecendo leis rígidas ERA PERMITIDO POR LEI.
      Citar tribos indígenas, africanas, tudo isso é permitido dentro da lei deles.
      Nos EUA, isso NÃO ERA PERMITIDO POR LEI. Casar-se com mulheres JÁ CASADAS, como aconteceu com 11 das esposas de Joseph Smith, pior ainda. Casar-se com mãe e filha, ou com irmãs, nem isso era permitido no VT.
      E se você quer comparar criminosos com JS... bem, nessa parte eu concordo com você! Porque se fosse hoje, esse homem estaria atrás das grades.

      E JS não tomava o trízimo...tomava tudo. Ou você se esqueceu da lei da consagração? E se você acha que ele dividia igualmente a todos os membros, lamento sua inocência. Este foi um dos motivos pelo qual ele recebeu o famoso "piche e penas".

      Estude mais, abra sua mente para as informações e você entenderá tantas coisas...

      Boa sorte!

      Excluir
  20. Cara envestigadora
    Vc ainda se dedica a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio

      Não, apesar de já ter muitos textos traduzidos. E o blog está prestes a sair do ar por causa de um mau elemento, que agora está usando de calúnia e difamação. Simplesmente nào suporto mais isso tudo!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.