Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

As verdades escondidas


Apesar deste blog ser considerado anti-mórmon (!!!), todo o material aqui exposto tem como objetivo apenas mostrar a verdade. 

No blog Diário História SUD, quatro posts interessantes sobre “porque as pessoas se afastam” enumera vários motivos que vão além do alegado ”pecado” pelos SUDs.

Por serem tão objetivos e claros, e por corroborarem os posts que tenho feito, sendo um grande resumo deles, coloco as partes 3 e 4 aqui, com algumas adaptações.

O que aprendemos na igreja x o que a história nos diz

1 - O que aprendemos na Igreja à respeito de Joseph Smith?

  • Era um garoto puro e inocente

  • Recusou álcool durante uma cirurgia em sua perna

  • Viu Deus e Jesus Cristo no bosque sagrado

  • Traduziu o Livro de Mórmon usando o Urim e Tumim

  • Teve uma esposa – Emma Smith

  • Foi falsamente acusado e perseguido várias vezes

  • Foi levado a prisão de Carthage como “um cordeiro para o abatedouro”

  • Nenhum outro homem fez mais pela salvação dos homens depois de Jesus que Joseph Smith

Uma vez que você se propõe a estudar a história da Igreja e seus documentos, você descobre histórias bem diferentes.

A História nos diz que Joseph Smith

  • Joseph Smith usou uma pedra mágica, também chamada de Pedra do Vidente, para encontrar tesouros escondidos na terra, e cobrava por isso. Ele próprio admitiu isso, é um fato. Qualquer historiador da Igreja ou Autoridade confirmará que isso é verdade. Este foi o motivo dos primeiros processos em corte judicial envolvendo-o, e esta atividade durou até mesmo após a primeira visão. Pessoas processaram Joseph Smith e ninguém fala a respeito. (Veja mais detalhes AQUI)

  • A própria Primeira Visão tem várias versões distintas, onde numa Joseph menciona que viu apenas Cristo, não mencionando Deus, e em outra, viu apenas anjos. Toda vez que ele recontava a história e decidia escrevê-la, cada versão se torna mais elaborada, cheia de detalhes e muda muito em relação à primeira versão. Estas diferenças entre as versões são muito significantes por se tratarem de um evento tão importante. A versão atual, publicada em Doutrina e Convênios, é a última datada de 1838, 18 anos após o evento. (Veja mais detalhes AQUI)

  • A mesma Pedra de Vidente, que Joseph Smith utilizava para encontrar os tesouros escondidos, ele usou para traduzir o Livro de Mórmon. Ele colocava a pedra dentro do chapéu, com seu rosto dentro para ver os caracteres, e as placas de ouro não ficavam à vista. Por que ele precisaria das placas se era só ver os caracteres aparecendo dentro de seu chapéu, através da pedra vidente? Por que ele colocaria o rosto dentro do chapéu? Ninguém nunca ensina sobre isso, mas essa foi a maneira que aconteceu. (Veja mais detalhes AQUI)

  • Joseph Smith bebeu cerveja e vinho quando adulto (tirado do seu próprio diário) e apesar da palavra de sabedoria não ser tida como lei ou mandamento, apenas quem a seguisse tinha chamados na igreja. Porém o próprio Smith era visto fumando charuto por Nauvoo e bebeu vinho na noite anterior ao seu assassinato, quando preso em Carthage. (Veja mais detalhes AQUI)

  • Joseph Smith teve 30 esposas. Se você fizer uma pesquisa no FamilySearch.org da Igreja, terá este fato confirmado. Algumas destas esposas já eram casadas com outros homens na ocasião que ele foi selado à elas, e estes homens eram membros ativos da igreja. Imaginem se uma esposa fosse abordada com a seguinte proposta: “Case-se comigo e não diga ao seu esposo” como seria esta situação? Este é o tipo de coisa que os documentos da época retratam, são fatos (Veja mais detalhes AQUI).

  • Algumas destas mulheres estavam no início de sua adolescência na época em que se casaram – por que Smith estaria se casando com moças tão jovens assim? (Veja mais detalhes AQUI)

  • Joseph Smith sempre negou a poligamia publicamente. Isto pode ser perturbador para muitas pessoas.

  • O segundo conselheiro da presidência da Igreja largou seu cargo e abriu um jornal, o Nauvoo Expositor, onde expunha a poligamia e os excessos de Joseph. Por isso, Smith mandou destruir essa impressa, o que resultou na sua prisão e conseguinte assassinato. (Veja mais detalhes AQUI)

2 - O que aprendemos na Igreja à respeito do Livro de Mórmon?

  • O “livro mais correto da Terra”

  • Encontrado no Monte Cumôra em Nova York, onde foi enterrado por Morôni

  • Contém a história dos Nativos Americanos do norte, centro e sul das Américas e também das ilhas do Pacífico.


A História nos diz sobre o Livro de Mórmon:

  • Já houve mais de 4 mil mudanças, muitas pequenas, algumas grandes.

  • Geografia: Pessoas tentam explicar onde se situam as cidades mencionadas no livro, onde fica a estreita faixa de terra, águas de Mórmon, entre outros. Porém, ninguém foi realmente capaz de encontrar uma geografia que realmente pudesse coincidir com as descrições do livro (Veja mais detalhes AQUI).

  • Cumôra, qual Cumôra? Sabemos que Joseph Smith obteve as placas no monte Cumôra em Nova York, mas parece que não coincide com a geografia descrita nos arredores, com templos, com as águas de Mórmon e a estreita faixa de terra. E se Moroni estava na América Central, na estreita faixa de terra, não parece plausível que ele tenha carregado todas as placas que continham os escritos do Livro de Mórmon consigo até o norte da América do Norte. Alguns tem tentado se utilizar da hipótese de ter havido dois montes Cumôra. Mas o problema é que, ao se utlizar de mais e mais teorias, começa a parecer que há alguma coisa muito errada... (Veja mais detalhes AQUI)

  • Anacronismos no Livro de Mórmon. Aço nunca foi utilizado pelos povos nativo-americanos. Onde estão os ossos de milhares de soldados, guerreiros que morreram em batalhas gigantescas? Por que não encontramos várias pilhas de ossos com seus escudos, espadas, capacetes, armaduras e armas? Se encontramos na Europa e na Ásia peças e ossos remanecentes de guerras passadas, por que não nas Américas? (Veja mais detalhes AQUI)

  • Cavalos? Não haviam aqui até os Espanhóis os trazerem como são mencionados no Livro de Mórmon. Elefantes? Nunca foram encontradas evidências por aqui.  Cevada, trigo, caledário de sete dias? Do ponto de vista cronológico, estes itens não poderiam estar presentes nas Americas, pois foram trazidos pelos Europeus muito posteriormente aos eventos mencionados no Livro de Mórmon. (Veja mais detalhes AQUI)

  • Controvérsia do DNA. Mais de 95% dos nativos americanos que foram testados possuem DNA de asiáticos, comprovando que cruzaram o estreito de Bering, e não através de um barco vindos de Israel. Não seriam, portando, Israelitas (Veja mais detalhes AQUI).

  • Afinal, quem são os Lamanitas? (Veja mais detalhes AQUI) Estas questões são muito importantes e justas. Não é questão de procurar faltas na Igreja, mas se tratam de assuntos vitais, pois se trata da autenticidade da história das américas alegada pelo Livro de Mórmon.

  • View of Hebrews, livro escrito por um pregador na cidade natal de Oliver Cowdery. Não é fácil deixar de considerar a similaridade básica entre este texto e o do Livro de Mórmon, uma vez que em View of Hebrews é mencionada a saga de uma família de israelitas que deixam sua terra e atravessam o oceano em um barco. Eles iniciam civilizações na América, e geram tribos boas e tribos más, que lutam entre si. Os índios americanos seriam os descendentes destes israelitas. Este livro foi escrito por volta de 5 a 10 anos antes do Livro de Mórmon. Logo, questòes como estas fazem qualquer pessoa se questionar. (Veja mais detalhes AQUI)

3- O que aprendemos na Igreja à respeito do Livro de Abraão?:

  • Traduzido de papiros egípcios, que Joseph Smith obteve.

A História nos diz sobre o Livro de Abraão:

  • Estudiosos concordam (incluindo o apologista mórmon Hugh Nibley) que o Livro de Abraão não é uma tradução dos papiros. Os papiros de Joseph Smith são apenas textos funerários, não havendo qualquer correlação entre estes e sua tradução descrita no Livro de Abraão em Pérola de Grande Valor. (Veja mais detalhes AQUI)

4- O que aprendemos na Igreja à respeito da liderança?:

  • O “profeta” fala com Deus

  • As palavras dos “profetas” são escrituras

  • Quando a liderança fala, a discussão termina

  • O Livro “Doutrina Mórmon” é apenas isso, doutrina mórmon

  • Autoridades Gerais SUD estão entre as pessoas mais justas no mundo

A História nos diz sobre esse assunto:

  • Brigham Young ensinava:

ü  Adão era Deus, doutrina encontrada no Journal of Discourses. (Veja mais detalhes AQUI)

ü  Expiação pelo próprio sangue: a melhor coisa que podíamos fazer por alguém que cometia certos tipos de pecados era matá-lo e deixar seu sangue ser derramando no chão, como uma expiação por esse pecado. Era um favor que deveríamos fazer por eles (Veja mais detalhes AQUI).

ü  Ensinamentos racistas. Um outro pecado que alguém poderia cometer era um branco casar com um negro -  um pecado que deveria ser punido com a morte. Brigham Young disse coisas horríveis sobre os negros incluíndo declarações de que os negros nunca receberíam o sacerdócio nesta vida até a chegada do milênio. (Veja mais detalhes AQUI)

  • Journal of Discourses. Com os anos, cada vez mais a Igreja se distancia desta publicação oficial. Não vemos mais citações sendo lembradas em discursos atuais e fica a impressão de que qualquer menção ao Journal of Discourses deve ser feita apenas em último caso.

·         História da Igreja – Menos que franca. Os SUDs não estão sendo honestos ou abertos sobre a história da própria Igreja. Várias mudanças já ocorreram, portanto a afirmação de que a Igreja é “a mesma ontem, hoje e sempre” não é verdadeira.

Principais ensinamentos mudados:

ü  Poligamia: existem escrituras e discursos que afirmam que a poligamia é um requisito para entrar no reino celestial, uma lei eterna e imutável (Veja mais detalhes AQUI). Agora ensinam que “não é uma doutrina”!  Apesar de existirem explicações “demais” sobre este tópico, o fato é que a poligamia é sim doutrina, tem sido praticada até hoje em dia nos templos. Quando uma esposa morre, o marido se casa e se sela novamente à outra esposa no templo, sem invalidar o primeiro selamento.

ü  Negros: foi uma doutrina ensinada pelos primeiros “profetas”, e eles afirmavam que os negros nunca receberiam o sacerdócio em vida. Mas agora os SUDs não falam mais nisso e dizem que era um procedimento da Igreja e não uma doutrina. Estas são algumas das maiores mudanças na visão da Igreja.

ü  Mormon Doctrine. O livro, quando publicado, foi recebido com fúria pela Primeira Presidência, por David O. McKay. Principalmente por Bruce R. McConkie intitular seu trabalho como “doutrina mórmon”, uma comissão foi chamada e encontrou mais de mil erros em seu livro. McConkie foi punido e censurado por McKay e ordenado a não mais republicar o livro. Foi até cogitado de que a Primeira Presidência iria publicamente censurar a leitura deste livro. Isto pode ser chocante, pois muitos tiveram este livro por muiltos anos e o leram como sendo doutrinário.

  • Paul H. Dunn era uma autoriadade geral. Ele dizia ser um bom homem, que lutou na segunda guerra mundial, mas o fato é que nunca esteve na guerra. Basicamente obteve muito dinheiro, ficou famoso contando suas histórias que promoviam a fé, mas não eram verdadeiras.

  • George P.Lee, outra autoridade geral, foi excomungado por “rebelião”. Richard Lyman, apóstolo durante os anos 40, foi excomungado por adultério. Logo, Líderes da Igreja não são perfeitos e cometem erros, às vezes grandes erros.

  • Mark Hoffman, que enganou a Primeira Presidência da igreja (leia-se o “profeta”), vendendo documentos forjados – e embaraçosos – contendo supostas cartas, trechos de diários, etc. A igreja pagou grandes somas de dinheiro por estes documentos e escondeu-os do público, mas o próprio Hoffman anunciou sobre eles publicamente. Mais tarde, foi provado que estes documentos eram uma fraude, e Hoffman era também um assassino (Veja mais detalhes AQUI).

Existem também outros inúmeros abusos:

ü  Abusos sexuais, por presidentes de ramo, bispos ou presidente de estaca, mas que são acobertados pela própria igreja.

ü  Abusos em batismos: batismos em massa de crianças e adultos são executados sem a preparação ou o conhecimento mínimo por parte dos investigadores.

ü  Abusos eclesiáticos, onde há desvio de dinheiro dos dízimos e ofertas e quebra do sigilo de confissões feitas aos lideres locais.


Finalmente o que se aprende crescendo na Igreja sobre sua Doutrina:

-a mesma ontem, hoje e sempre e para sempre.
-revelação direta de Deus para os profetas

1 - Sobre a evolução do homem até se tornar um Deus:
-os homens serão como Deus já foi um dia

2 - Sobre a Cerimônia do Templo:
-Revelação direta de Deus
-a mesma ontem, hoje e sempre e para sempre.

3 - Sobre a Palavra de Sabedoria:
-Joseph recusou vinho, Jesus tomou suco de uva
-a mesma ontem, hoje e sempre e para sempre.


O que a história/ fatos nos dizem a respeito:

1 - Sobre homens se tornarem Deuses:
Pres.Hinckley sendo entrevistado pelo Larry King:
 “Não sei o que ensinamos a respeito. Eu não sei de que o enfatizamos.”
Sobre a poligamia: 
“Não é doutrinário” (Veja mais detalhes AQUI)

2 - Cerimônia do Templo
- Muitas conexões diretas com o ritual maçônico de uma loja (Veja mais detalhes AQUI)

- Drásticas mudanças desde a cerimônia original realizada por Joseph Smith até hoje em dia.

3 - Palavra de Sabedoria
- Não era um mandamento até o início de 1900. Muitos profetas e apóstolos bebiam e usavam tabaco.

-Joseph tinha um bar em sua mansão. Bebeu vinho na noite anterior ao seu assassinato.

O grande problema é o vão abismal entre o que é ensinado ou compreendido/acreditado e o que realmente é/foi/aconteceu.

Qualquer um que começar a estudar mais a fundo a história da igreja, verá o grande precipício que se forma entre o que se pensava que a Igreja era e o que ela realmente é.

9 comentários:

  1. Humm, olha isso tudo que esta aqui é horrivel e sera usado contra você no julgamento final, então pense bem em ! Vc ainda esta em tempo de poder se arrepender de tudo que escreveu aqui antes que seja tarde de mais. Fala de mais e faz de menos,procure orar e perguntar a Deus s isso que vc esta dizendo esta correto! tudo que esta aqui é uma grande mentira querendo fazer confundir a cabeça das pessoas, vá procurar algo melhor pra fzer ! que coisa feia, se vc não gosta da igreja de jesus cristo, siga outra , mais para com isso ! vc vai se arrepender amargamente por isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, Iludida Mórmon.

      Creio que depois desta ameaças, você deve ter se afastado da Igreja, por tantas vergonha do que disse .Você nunca mais deu sinal, usando sua palavras "Você Fala de mais e faz de menos,procure orar e perguntar a Deus se isso que vc esta dizendo esta correto!", Quem sabe ele te dará inteligência e sabedoria, e descobrirá que o Céu é muito maior que este universinho mórmon te oferece.

      Excluir
  2. Respostas
    1. vc é investigadora? ou é uma pessoa amarga? Infeliz? O que vc ganha com isso? vc está tendo lucro? Qual?

      pare de ser boba!

      Jesus te ama!!!

      Excluir
    2. Gilberto Faria

      Pare de ser bobo escrevendo coisas bobas desse tipo. Só gente boba é impactada com palavras abobadas!

      Excluir
  3. Investigadora,

    sou eu denovo, estou parecendo criança no playground rsrs.

    olha qd vi a resposta do Hinckley ao Larry King Sobre homens se tornarem Deuses:“Não sei o que ensinamos a respeito. Eu não sei de que o enfatizamos.” me lembrei desse video: ( http://www.youtube.com/watch?v=P_KERZlwOXM )
    Para um profeta não me parece estar bem informado.
    E qto a essa irmã Nayara, que coisa lamentável, mas tem seu lado positivo: se ela está aqui é pq tem dúvidas e no inicio é assim mesmo rejeita tudo, mas o processo já esta iniciado.

    abç.

    ResponderExcluir
  4. Olá TheOlafec

    Bem-vindo, criança!

    O comentário da Nayara foi apenas um dentre os muitos que decidi publicar. No geral eu os ignoro, mas eventualmente eu os publico apenas para mostrar como seguem o "verdadeiro amor de Cristo".

    O mais sofrível é que não usam sequer um único argumento racional para arguir contra ou mostrar um outro lado do que digo. Ou agridem ou pedem para orar, e não para estudar. Como se Deus fosse dar inteligência e conhecimento através de oração.

    Interessante que alguns ainda tem a coragem de ir para faculdades. Hipocrisia é pouco, não é? Por que não oram para pedir conhecimento sobre o assunto, e vão ao mercado de trabalho com o conhecimento recebido através da oração?

    Enfim, pensar sobre esses assuntos, de forma racional, dói para a grande maioria....

    Quanto ao vídeo, é no mínimo de indignar qualquer um.

    Fiz uma postagem sobre Mentindo em nome de Deus, e abordo esse assunto aqui, mais no final do post:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/igreja-sud-7-mentindo-em-nome-de-deus.html

    E as desculpas inventadas pelos membros foram inúmeras, você nem acreditaria....

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Cara Investigadora, agradeço muito a Deus pelo seu trabalho pois mesmo sendo um membro ativo por 7anos nunca senti algo tão esclarecedor e maravilhoso quanto suas pesquisas. Muitos principios da igreja me perturbavam. Eu lia não entendia mas aceitava. Através das suas pesquisas divulgadas nesse blog pude me sentir mais leve pois pude entender bem os conflitos nos conceitos de moral que a igreja ensina e que eu aprendi desde pequeno pelos meus pais! Estava a 2 anos totalmente afastado da igreja. Mas domingo passado 22/01 fui na capela para entregar o livro Pregar meu Evangelho que uma amiga me emprestou na ansia de me preparar para a missão e para pedir ao bispo o meu diário que havia entregado pra receber o medalhão dos rapazes. O bispo transformou uma simples conversa numa entrevista daquelas bem tipicas e como eu já deveria imaginar e até li no blog ele tinha um dossiê de informações minhas e tentou me coager a voltar a igreja logo. Respirei fundo e lembrei de tudo que li aqui no blog e não falei nada que pudesse me comprometer, e vou continuar com minha vida normal sem a igreja. Seus posts foram muito úteis pra mim e espero que ajude outras pessoas confusas!

    ResponderExcluir
  6. pendrivegaga

    Lamento profundamente pela situação que você passou, pelo constrangimento, pela coação. É impressionante como esses homens sentem-se no poder para tomarem essas atitudes e dirigirem e manipularem a vida dos membros da igreja.

    Mas, ao mesmo tempo, fico feliz por ter ajudado, de alguma forma, e por você estar forte nas tuas decisões e ter conhecimento do que realmente acontece dentro da igreja.

    Seja sempre bem vindo para escrever aqui e compartilhar suas dúvidas e experiências.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.